Home / Dicas do Eduardo / Ansiedade no relacionamento: como controlar esse sentimento?

Ansiedade no relacionamento: como controlar esse sentimento?

27 abril 2020

Principalmente no início, lidar com a ansiedade no relacionamento pode parecer algo impossível.

Mas você precisa aprender.

Alimentar a ansiedade não é bom para você como mulher e nem para os dois, como um casal.

E o que eu percebo é que, muitas das minhas pupilas, alimentam a ansiedade antes mesmo de conhecerem o homem.

Você já se viu tentando saber lidar com uma situação afetiva que sequer aconteceu? E, principalmente, que você nem sabe se vai acontecer de verdade?

Se sua resposta foi um sim, é para você que estou escrevendo hoje.

Eu coloquei neste post algumas das minhas perspectivas sobre ansiedade, trazendo para situações que vejo no meu dia a dia, no coaching de relacionamento.

O que pode causar a ansiedade no relacionamento?

Há aqueles fatores mais comuns, que praticamente todas as mulheres têm. Há também os fatores mais individualizados, que são presentes em alguns perfis de parceiras.

Entre os fatores mais comuns, eu posso citar:

  • Medo de ser abandonada ou rejeitada. Esse sentimento é comum, principalmente, em mulheres divorciadas que buscam um novo relacionamento;
  • Ciúmes. O excesso de ciúmes pode promover o sentimento de ansiedade no relacionamento;
  • Relacionamento dos sonhos. Você não precisa ter um relacionamento de novela e do jeito que sempre sonhou. O ideal é aprender a administrar os altos e baixos da relação;
  • Ser uma parceira perfeita. Ninguém é perfeito. O segredo de um relacionamento feliz é você aprender a conviver com os defeitos do seu parceiro e ele com os seus;
  • Tempo de relacionamento. Começar um relacionamento na pressão de quanto tempo seu relacionamento vai durar, se ele será para a vida inteira ou não, vai aumentar a sua ansiedade.

Já os fatores mais individualizados, listo:

  • traumas de relacionamentos passados;
  • histórico familiar de agressão ou abandono;
  • histórico de violência sexual e física;

entender aonde está o “ponto de partida” vai ajudar você a eliminar a ansiedade no relacionamento.

Como controlar a ansiedade no relacionamento?

Adotar algumas medidas vai ajudar bastante você e seu parceiro a controlar a ansiedade no relacionamento.

Descubra em vocês o que está causando esta ansiedade

Se a ansiedade no relacionamento se tornou um sentimento presente, é porque ela está sendo alimentada por um dos dois lados. Descobrir o que está causando isso entre o casal faz muita diferença para controlar o sentimento.

Então avalie honestamente o seu relacionamento e determine todos os fatores que têm contribuído para a ansiedade e a insegurança de vocês.

Tirem todas as dúvidas. Conversem!

A ansiedade no relacionamento, quase sempre, começa com uma dúvida de um dos dois lados. Se você não está segura com algo em relação ao seu parceiro, converse com ele.

Depois de avaliar a sua relação, conversar é a solução.

Um papo sincero é uma ótima vitamina para a relação de vocês dois. Quando ambos sabem o que um gosta, sabe, quer e deseja no outro qualquer sentimento de dúvida desaparece. A relação vai ficando cada vez mais leve e sólida.

Cuidado com a autossabotagem

Eu gosto sempre de falar sobre autossabotagem porque esse sentimento, de fato, acarreta muitos problemas para vocês, mulheres.

A autossabotagem é o combustível perfeito para aumentar a ansiedade no relacionamento. É aquela “voz interior do mal” alimentando seus medos e suas maiores inseguranças.

Os pensamentos negativos podem diminuir a sua autoestima, aumentar a sua desconfiança, criar atitudes defensivas etc. Tudo isso impede a sua infelicidade e pode acabar com a sua relação.

Cuidado com o super controle

Querer controlar todas as situações para que seu relacionamento seja perfeito e do jeito que você sempre sonhou vai alimentar muito a sua ansiedade.

Como eu falei anteriormente, todo mundo tem defeitos e o segredo é saber lidar com isso. É entender que, mesmo com algumas diferenças, vocês estão dispostos permanecerem juntos.

Converse com um profissional

Eu indico isso antes mesmo de você começar a procurar o seu homem pronto.

Quando você tem ajuda de um especialista, é capaz de refletir melhor todos os pontos que eu citei mais acima.

Você consegue compreender que a outra pessoa tem defeitos e que você não precisa mudá-los, apenas saber lidar com eles.

Você passa a se pressionar menos para as coisas acontecerem em seu relacionamento, deixando tudo ocorrer de forma natural.

Você, também, não instala nenhum problema entre vocês por causa da sua insegurança. Tudo é sempre conversado e resolvido antes de virar discussão.

Se você procura um profissional antes de começar a se relacionar, passa ainda a entender quais os perfis de homens que gostam mais do seu tipo de mulher. Acredite. Não saber disso é o que faz muitas mulheres perderem tempo com os homens errados e só investir em relacionamentos curtos.

Não há uma receita pronta para saber lidar com a ansiedade no relacionamento. Isso requer dedicação da sua parte e, principalmente, consciência para entender em quais pontos está acertando ou errado.

 

E eu posso te ajudar bastante com isso, sabia? No meu curso online explico como a mulher pode lidar com diversos sentimentos em uma relação, antes mesmo de você conhecer o seu homem pronto.

Acesse a página do meu curso e veja tudo o que ele pode fazer por você!

Ou podemos conversar pessoalmente e em meu consultório, que está em São Paulo! Marque a sua consulta diagnóstica. Te espero!


Postagens Relacionadas

A inteligência emocional no relacionamento levará você a posicionamento muito superior na hora da conquista.
Relacionamento duradouro é feito a partir de alguns princípios. Se você sabe o caminho correto
Nos dias de hoje, o uso de aplicativos de namoro virtual tem sido bem mais
Eu, Eduardo Nunes, sempre falo que homem não vê beleza, que não há um padrão
Uma das perguntas que mais escuto de minhas clientes e seguidoras é: como deixar um
Sobre o Eduardo Nunes
Eduardo Nunes é Especialista em relacionamentos! Coach, Mentor, Palestrante, Escritor Best Seller e pesquisador do comportamento masculino tendo entrevistado milhares de homens durante seus 30 anos de carreira dedicados a ajudar mulheres a encontrarem o seu parceiro ideal...
Continue lendo
Curso Online Eduardo NunesCategorias