Home / Dicas do Eduardo / Pirâmide de Maslow: o que é e como ela ajuda a unir pessoas

Pirâmide de Maslow: o que é e como ela ajuda a unir pessoas

2 janeiro 2020

 

A Pirâmide de Maslow é um conceito bastante interessante sobre relacionamentos e nós precisamos falar um pouco dela.

Eu frequentemente a utilizo em minhas consultas para explicar a necessidade que temos sobre um relacionamento duradouro e feliz.

Então vamos conversar sobre o assunto? Dessa vez quero sair um pouco mais das dicas sobre conquista e mostrar como a psicologia é importante em qualquer processo de coaching. Fica comigo!

O que é a Pirâmide de Maslow

Pirâmide de Maslow, Teoria de Maslow ou Hierarquia das Necessidades de Maslow são os três nomes mais conhecidos para o conceito criado por Abraham H. Maslow. Esse psicólogo norte-americano criou, nos anos 50, um conjunto de todas as necessidade de um ser humano para que ele pudesse se sentir completamente realizado seja no pessoal ou profissional.

Para Maslow, vivemos em busca de uma satisfação plena e é, justamente essa necessidade, que nos motiva a querer algo incondicionalmente.

Cada uma das nossas necessidades foi colocada em ordem hierárquica, desde as básicas (base) até as mais elaboradas (topo), considerando a nossa necessidade de sobrevivência para cada uma delas.

A imagem abaixo, certamente, vai ilustrar melhor a Pirâmide de Maslow:

Mais acima você pode perceber que a Pirâmide de Maslow possui cinco níveis de necessidade, na seguinte ordem: fisiologia, segurança, amor e relacionamentos, estima e realização pessoal.

De acordo com Maslow, cada uma dessas necessidades precisa ser saciada na sequência hierárquica da pirâmide.

Explicando as necessidades da Pirâmide de Maslow

Antes de falar da necessidade “amor” – que é o que mais nos interessa, quero explicar um pouco das outras partes da Pirâmide de Maslow.

Farei isso, pois de todas as formas, cada uma dessas necessidades está ligada entre si.

Necessidades Fisiológicas

As necessidades fisiológicas são aquelas que precisamos saciar para manter nosso corpo saudável.

De acordo com Maslow, essa necessidade entrou na base da pirâmide, pois sem ela ninguém consegue saciar as demais.

E eu concordo totalmente.

Trazendo para os relacionamentos, nós homens queremos uma mulher saudável, por dentro e por fora. Prezamos pelo asseio, como eu sempre digo aqui, assim como prestamos atenção no seu cuidado com a saúde.

Nós não nos importamos com beleza, mas nos importamos com a sua qualidade de vida. Uma mulher que não se preocupa com a saúde não nos passa segurança para um relacionamento sério.

Por isso, preocupe-se em estar sempre limpa, asseada e ter um estilo de vida saudável.

Necessidades de Segurança

A necessidade de segurança envolve mais do que um lugar seguro para morar. Ela representa a estabilidade profissional, a ausência de doenças no corpo e na mente etc. É o nosso senso de proteção e garantia de solução para adversidades que fogem do nosso controle.

Isso também tem tudo a ver com seus relacionamentos.

O homem precisa se sentir realizado financeiramente para, somente assim, pensar em um relacionamento sério. Ele pode até conhecer algumas mulheres interessantes, mas ele não se sentirá pronto para investir em um casamento.

Você precisa pensar em escolher homens que gostem de você e que já estão nesta fase da vida. Do contrário, as chances de não dá certo são grandes.

Necessidades de Estima

Após a necessidade do amor, vem a da estima, que é a necessidade de alguém reconhecer o seu valor. Isso inclui autoestima, confiança, adquirir respeito de outras pessoas, conquistar e realizar seus objetivos etc.

E, mais uma vez, está tudo ligado aos seus relacionamentos.

O homem gosta de mulheres seguras, confiantes e decididas. Quando sentimos a necessidade de um relacionamento sério e duradouro, queremos uma mulher incrível e que responda às nossas expectativas.

Se você não se conhece, não tem planos – de curto e longo prazo, não é prática, não acredita no amor e não sabe o que quer, não vamos investir nosso sentimento em você.

Além disso, o autoconhecimento é indispensável para que você reconheça o tipo de homem certo para sua vida e, consequentemente, não perca mais tempos com os errados.

Necessidades de Realizações Pessoais

São as necessidades mais complexas da Pirâmide de Maslow. Elas são assim porque envolvem todas as outras necessidades.

As necessidades de realizações pessoais envolvem a moralidade, os valores, o controle das emoções, o autoconhecimento, a independência – de todos os aspectos, a autenticidade etc.

E eu nem preciso te dizer que tudo isso é extremamente fundamental para um relacionamento feliz, concorda?

E a Necessidade do Amor?

Eu comecei dizendo que conhecer as necessidades da Pirâmide de Maslow era muito importante no processo de unir pessoas e, claro, a Necessidade do Amor é a maior delas nesse aspecto.

O amor e relacionamentos está exatamente no meio da pirâmide e isso não é à toa. O senso de pertencimento que temos para uma pessoa é, de certa forma, um equilíbrio que conquistamos em todos os campos da nossa vida.

Uma pessoa que está bem com seus relacionamentos, é mais ávida para buscar o seu sucesso em todos os outros campos da Pirâmide de Maslow.

Evoluímos até um ponto que sentimos a necessidade de compartilhar a nossa vida com alguém. É exatamente neste momento da vida de um homem que você deve investir. Não adianta querer apressar as coisas porque o nosso instinto é um pouco diferente do de vocês.

Nós não investimos nossos sentimentos verdadeiros na mulher errada. O homem não gosta de ser sozinho. Ele pode até querer passar um tempo solteiro, mas logo sentirá a necessidade de uma companheira.

Então você precisa buscar e identificar esse tipo de homem. O homem que já está com toda a sua pirâmide equilibrada e falta apenas o campo dos relacionamentos.

 

Você já conhecia a Pirâmide de Maslow? O que achou desse conceito? Deixe seu comentário!

 

Aproveito para te convidar para responder o meu questionário do comportamento sexual. Nele você tem acesso a informações sobre o que as mulheres andam fazendo na cama e que podem apimentar a sua relação!

Responder o questionário de comportamento sexual

E se você quer entender mais como a Pirâmide de Maslow está relacionada com suas conquistas, como ela pode te ajudar a encontrar o homem ideal, vamos conversar pessoalmente! Meu consultório fica em São Paulo, pertinho do Aeroporto de Congonhas.

Ou, caso você não queira me encontrar pessoalmente ou esteja fora de São Paulo, conheça mais do meu curso online sobre sedução! É só clicar na imagem abaixo e acessar o conteúdo!

 

 


Postagens Relacionadas

A inteligência emocional no relacionamento levará você a posicionamento muito superior na hora da conquista.
Relacionamento duradouro é feito a partir de alguns princípios. Se você sabe o caminho correto
Nos dias de hoje, o uso de aplicativos de namoro virtual tem sido bem mais
Eu, Eduardo Nunes, sempre falo que homem não vê beleza, que não há um padrão
Uma das perguntas que mais escuto de minhas clientes e seguidoras é: como deixar um
Sobre o Eduardo Nunes
Eduardo Nunes é Especialista em relacionamentos! Coach, Mentor, Palestrante, Escritor Best Seller e pesquisador do comportamento masculino tendo entrevistado milhares de homens durante seus 30 anos de carreira dedicados a ajudar mulheres a encontrarem o seu parceiro ideal...
Continue lendo
Curso Online Eduardo NunesCategorias